quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Reabertura Aeroporto 17 de Setembro.

Benguela - O Aeroporto de Benguela, cuja pista possui 1620 metros de comprimento e 30 de largura, vai ser reaberto quinta-feira, no quadro das comemorações do 35º aniversário da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro.
 
 
 
Com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte, a infra-estrutura denominada 17 de Setembro conta com um sistema de balizagem de iluminação que possibilita o movimento de voos nocturnos, podendo a sua nova sala de embarque receber entre 80 a 100 passageiros.
 
 
 
O edifício de mil e 800 metros quadrados, com salas de venda de bilhetes, de check-in, controlo, raio-X e um parque de estacionamento, apresenta uma nova imagem resultante de um investimento de oito milhões, 499 mil e 959 dólares norte-americanos, o que deverá proporcionar maior conforto, mobilidade, acessibilidade e segurança aos utentes.
 
 
 
Além do restauro dos sistemas de incêndio, água e de comunicação, a obra que envolveu 150 cidadãos, entre angolanos e brasileiros, pela empresa nacional Brick by Brick Construções, abrangeu a melhoria da torre de  controlo na antiga aerogare, a qual dispõe de serviços para vistoria de passageiros, tapetes rolantes para bagagens, sanitários e uma sala protocolar, assim como rampas de acesso para deficientes físicos.
 
 
 
O rés-do-chão do edifício está projectado ao desembarque de passageiros, o primeiro andar alberga restaurantes e lojas de conveniência, enquanto os serviços administrativos da ENANA e de controlo do tráfego aéreo e meteorológico estão sedeados no segundo andar.
 
 
 
O Aeroporto de Benguela deixou de receber aeronaves de grande porte há mais de 20 anos, dadas às limitações impostas pela extensão da sua pista, e no âmbito da 27ª edição da Taça de África das Nações Orange-Angola2010 havia sido já restaurado.

Nenhum comentário: